Bonfim

Bonfim

O Bonfim é um bairro tradicional da cidade de Salvador no Brasil, famoso pela Igreja Basílica do Senhor do Bonfim e a Lavagem do Bonfim. Está situado na Península de Itapagipe, na Cidade Baixa, e faz limite com a Ribeira, Massaranduba, Monte Serrat, Boa Viagem, Roma e Vila Rui Barbosa.

No bairro, também encontram-se o Convento Sagrada Família, também localizado na Colina Sagrada, o Hospital Sagrada Família, o Solar Marback, o Teatro São José (anexo ao Colégio São José), a Praça Divina e a Praça dos Dendezeiros (antigo Campo dos Dendezeiros).

Situado numa das regiões mais privilegiadas da cidade, de onde se pode contemplar toda a beleza da Baía de Todos os Santos, o bairro do Bonfim é sinônimo de devoção. Abençoado pela mais querida igreja da Bahia, a Basílica do Senhor do Bomfim, inaugurada em 24 de junho de 1754, o Bonfim revela do alto da Colina Sagrada um contraste entre duas cidades distintas: a do seu entorno, constituída de casas datadas do pós guerra e a da Salvador moderna de “além mar” com seus espigões na Vitória e na Barra.
Habitado por um povo apaixonado e orgulhoso, o bairro é o ponto culminante da mais rica celebração religiosa do país, a Lavagem do Bonfim, onde católicos e adeptos do candomblé comungam uma mesma fé. Localizado na Peníssula Itapagipana, entre os bairros da Boa Viagem, Massaranduba e Roma, o Bonfim é um paraíso de tranqüilidade e beleza e ,como diz o dito popular, “Quem foi à Bahia e não foi ao Bonfim, não foi à Bahia”.

 

Deixe uma resposta