Ilha de Maré

Ilha de Maré

A ilha de Maré localiza-se na baía de Todos-os-Santos e pertence ao município de Salvador.

A sua população vive da pesca, da pequena agricultura familiar e, devido à proximidade da cidade de Salvador, muitos trabalham nos bairros desta cidade como Periperi, Paripe, Plataforma e Ribeira, assim como outros trabalham no Porto de Aratu, ainda na capital.

A praia de Nossa Senhora das Neves é a mais importante em termos de visitação turística. A Bacia ou Praia das Neves, fica ao sul da Praia de Itamoabo, e sedia a Capela de Nossa Senhora das Neves, do século XVI, de estilo colonial. Suas águas são calmas, ótimas para mergulho e esportes aquáticos. Com formações rochosas nas areias. Distante 1km da Praia das Neves fica a Praia do Botelho, também conhecida como Oratório da Maré. Com constante presença de embarcações particulares e de turismo, que partem de Salvador e seguem até um restaurante. Oferece uma belíssima vista panorâmica da Baía de Todos os Santos.

A travessia é feita em barcos, também chamados pelos nativos de lanchas, movidas a diesel e que, a depender do porte, podem transportar até cento e cinqüenta pessoas. As embarcações têm como ponto de partida o Terminal Hidroviário de São Tomé de Paripe.

Tem também a Praia de Itamoabo, que possui águas transparentes e com temperatura morna, é o ponto de chegada das procissões marítimas. Há ainda a formação de piscinas naturais. Oferece gostosos banhos de mar e prática de esportes aquáticos. Possui larga faixa de areia. Neste povoado de Itamoabo, está a Igreja de Santana, do século XIX.

Como sugestão para provar as iguarias do local sugiro as pescadas e sirí.

Deixe uma resposta