Stella Maris Salvador

Stella Maris

Stella Maris, ou simplesmente Stella, é um bairro nobre da cidade de Salvador situado no lado norte da cidade. Seu significa estrela do mar, em latim.

Teve sua origem em um loteamento que deu nome à praia homônima. Suas ruas projetadas têm nomes de praias do Brasil, em virtude do Loteamento Alamedas da Praia, que inclusive é um marco no bairro, as alamedas.

Cercada pelas dunas que cercam o Aeroporto Internacional de Salvador, Stella Maris possui algumas das praias mais frequentadas da cidade, como a praia do Flamengo. Além de ter as praias mais badaladas pelos jovens de classe alta de Salvador e as famosas barracas Cabana Coral e Honolulu, é um pico para os surfistas por causa das ondas.

Quem desejar visitar a Praia do Flamengo fique sabendo que ela é muito frequentada, por possuir muitos coqueiros, areia amarelada e arrecifes, que provocam ondas fortes, boas para o surfe. Mas também são comuns as práticas de caminhada, pesca, pesca de mergulho, frescobol e kitesurf.

Devido à proximidade ao aeroporto, durante a Copa das Confederações FIFA de 2013, as equipes do Brasil e Uruguai ficaram hospedados em hotéis do bairro (Gran Hotel Stella Maris, Catussaba Resort, respectivamente), tal como a Nigéria hospedou-se no Hotel Deville, em Itapuã.

A praia é conhecida por suas águas boas com ondas para a prática do surfe e suas piscinas naturais entre os recifes de corais na maré baixa.

No bairro está situado o riacho Flamengo, cuja foz delimitava o distrito de Santo Amaro de Ipitanga do distrito de Salvador, dentro da capital baiana antes da emancipação do primeiro, e posteriormente o município de Lauro de Freitas e do município de Salvador.
O riacho na verdade é um estuário, cuja ligação com o mar foi regulada na década de 1960 com a construção de um equipamento chamado “cachimba”. Com essa espécie de represamento, aparenta ser uma lagoa e passou a ser mais comumente referido como “lagoa do Flamengo”.

No mesmo bairro está o rio Sapato, que nasce na lagoa da Vitória, situada no Parque das Dunas, e corre paralelamente à costa rumo a Lauro de Freitas até desembocar na foz do rio Joanes, compondo a bacia desse rio principal, tal como a do rio Ipitanga.

Para quem deseja morar longe da “selva de pedra”, centro da cidade, Stella Maris é uma opção, por ser formada por diversos condomínios de casas, ter bastante área de lazer como praças, as próprias dunas que são utilizadas para a prática de esportes na areia, praias e vários pontos com área verde.

 

Deixe uma resposta