Avenida Luís Viana - Paralela

Como se locomover em Salvador

Cheguei em Salvador e agora? Como vou me locomover na cidade?

Clássica pergunta para quem vai para algum lugar ou para quem já chegou no destino. Essa resposta é bem complexa e sempre recai em decisões particulares.

Primeira resposta que sempre vem em nossa cabeça é UBER… Esse aplicativo de transporte está em alta, tem um custo considerado baixo a moderado e atualmente nos sentimos mais “seguros”.

Então vamos as dicas de quem realmente mora na cidade:

1 – NUNCA pegue os transportes “alternativos”. Quando você desembarca no aeroporto alguns motoristas vão estar sempre te convidando para ir para o seu destino de maneira mais “barata” e com um agravante, diversos deles começaram a se intitular de UBER , mas não são. Sabemos que o motorista de aplicativo só vem se chamarmos através do aplicativo e são identificados por nome, modelo do carro e placa, ou seja, não caia nessa.
2 – É uma continuação da dica 1, NÃO PEGUE TRANSPORTES “ALTERNATIVOS”, além do já citado anteriormente a falta de segurança é muito grande e muitas vezes você vai pagar mais caro.
3 – Alugue um carro, sim, os atrativos são normalmente distantes um do outro e você vai precisar sair do município para ir para os locais paradisíacos, posso citar Praia do Forte, Morro de São Paulo, Ilha de Itaparica, Arembepe, entre outras praias que existem em toda extensão entre Salvador e Sergipe através da Linha Verde.
4 – Utilize o UBER se você pretende fazer um roteiro “local”, ou seja, se você optar em ficar somente na cidade fazendo roteiros gastronômicos, shows e eventos, praias e vida noturna, esqueça aluguel de carro, o custo do combustível associado ao pagamento de estacionamento, guardadores de veículos, dificuldade em achar vagas, compensa mais utilizar UBER ou outros aplicativos como o 99 táxi, Waze, etc…
5 – O Metrô é uma ótima opção para andar pela cidade, saindo do aeroporto já é possível pegar um ônibus GRÁTIS até a estação que fica próximo ao aeroporto e percorrer um bom caminho até o destino e/ou fazer integrações entre ônibus e metrô, metrô e táxi, etc.

Essa lista é básica e sim vai facilitar você curtir a cidade sem ter muitas dores de cabeça. Não esqueça que TÁXI sempre é uma boa opção e se você encontrou um motorista bacana pegue o seu contato e tente sempre chama-lo, pois eles podem te dar diversas dicas de locais a visitar e normalmente as opções vão das BEM BARATAS a BEM CARAS, dependendo do seu desejo você consegue aproveitar a mesma paisagem pagando um pouco menos ou um pouco mais.

Reforçamos que pense sempre na sua segurança e evite carros clandestinos, ou chamados carinhosamente de alternativos. Se deseja economizar, não pense que isso vai te trazer alguma economia está cada vez mais comum vermos problemas gigantescos com pessoas que utilizaram esse modelo de transporte, sendo que o custo entre utiliza-los foi o mesmo de andar de táxi que teoricamente seria mais caro.

Ônibus panorâmicos
Os ônibus panorâmicos percorrem 4 roteiros turísticos diferentes, utilizando o mesmo sistema hop-on, hop-off de cidades famosas pelo mundo todo, posso citar Paris e Buenos Aires como exemplo, por um preço diário de R$ 70. O usuário pode subir e descer do ônibus quantas vezes quiser e mudar de roteiro nos pontos de intersecção. Os bilhetes são vendidos em hotéis, pousadas, agências de viagens, shopping centers e nos próprios ônibus.

As rotas diurnas são:
Tour Salvador Praias (Farol da Barra-Praia de Stella Maris-Farol da Barra)
Tour Salvador Histórico (Farol da Barra-Centro Histórico-Farol da Barra)
Tour Salvador Panorâmico (Mercado Modelo-Igreja do Bonfim-Mercado Modelo)
Tour Orixás da Bahia (Mercado Modelo-Dique do Tororó-Mercado Modelo).

O Tour Salvador by Night/Luzes da Cidade passa por poucos locais.

Os ônibus têm dois andares como os double-deckers londrinos.

Para saber mais sobre horários e percursos consulte o site: www.salvadorbus.com.br.

Táxis
Aqui os táxis comuns trabalham com taxímetro. Prefira os que ficam em pontos próximos a hotéis, shopping centers e lugares turísticos. Os táxis legalizados exibem o selo da Ibametro e da STP (Secretaria de Transportes Públicos), mais uma vez reforçamos evite os clandestinos.
Se ficar mais confortável utilize as cooperativas, você consegue chama-los por telefone ou aplicativos da empresa, ou utilize seu aplicativo de táxi preferido.

Ferry-boat
O transporte de passageiros e veículos entre Salvador e a Ilha de Itaparica é feito por ferry-boat que circula entre o Terminal Marítimo de São Joaquim, e o Terminal Marítimo de Bom Despacho, em um trajeto de 50 minutos. As partidas ocorrem aproximadamente a cada 1h30.
Os bilhetes podem ser adquiridos antecipadamente ou por ocasião do embarque, nos próprios terminais.
Recomenda-se o uso do ferry-boat para quem deseja conhecer Morro de São Paulo e por diversos motivos sentem-se enjoados com o balanço do mar no caso de optar pelas lanchas rápidas. A observação que podemos dar é que por mais que você esteja acostumado com o mar, essa opção é para quem realmente não enjoa, pois é comum vermos pessoas passando muito mal em todo trajeto.

Se deseja saber mais, comente abaixo e responderemos para você!

Deixe uma resposta